Sr. Bernardo: Perda Inestimável

Com muito pesar, a Associação dos Cabos e Soldados comunica o falecimento do Sr. JOSÉ BERNARDO DE CARVALHO, ocorrido na madrugada de terça-feira, 04 de dezembro.

Sr. Bernardo, conforme era carinhosamente conhecido, foi o associado nº 02 da Associação dos Cabos e Soldados.

A cerimônia fúnebre se realizou no Velório Municipal de Santana de Parnaíba e o sepultamento ocorreu na manhã do dia 05, às 10h00, no Cemitério das Garças, Santana de Parnaíba, divisa com Pirapora do Bom Jesus.

O Sr. Bernardo nasceu em Sergipe, no dia 11 de setembro de 1917, mas teve os seus documentos registrados na cidade de Iguape, litoral de São Paulo, onde chegou em 1936.

Três anos mais tarde, ele ingressou nas fileiras do Exército, onde permaneceu até 1941. No ano seguinte, ele ingressou na “Força Policial” (denominação dada à Força Pública até 1946).

Um ano depois, o Sr. Bernardo saiu da Corporação votando somente em 22 de setembro de 1948, onde se estabeleceu até passar para a inatividade como 3º Sgt PM da Força Pública.

José Bernardo de Carvalho casou-se com Clara Ribeiro Soares Carvalho (in memorian) em 09 de maio de 1953, com a qual teve seis filhos: Reinaldo, Berenice, Cleonice, Eliena, Verônica, Lindaura. José Bernardo residia na cidade de Santana do Parnaíba.

O Sr. Bernardo foi o principal braço-direito de Carmin Sabadin para fundar o Centro Social dos Cabos e Soldados, em 12 de março de 1957.

O Sr. Bernardo era um homem de fibra, de garra, determinação e dedicação que atravessou os 95 anos de sua vida em prol dos irmãos de farda da Milícia Bandeirante.

Os Diretores Executivo, do Conselho Fiscal e das Regionais ACSPMESP ficaram consternados com a triste perda do amigo e companheiro de tantas lutas e glórias. Que ele descanse em paz.

Wilson Morais
Presidente
ACSPMESP

Artigos relacionados