Secretário da SSP, Fernando Grella se reúne com manifestantes na SSP

grella

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, reafirmou o compromisso de garantir a segurança dos manifestantes do Movimento Passe Livre (MPL) e de toda a população durante o protesto contra o aumento das tarifas do transporte público, marcado para a tarde desta segunda-feira (17), na região do Largo da Batata, zona oeste da Capital.

Grella se reuniu com líderes do MPL e representantes do Ministério Público (MP) e Defensoria Pública, na manhã desta segunda-feira (17), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no centro de São Paulo. O encontro contou também com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Benedito Roberto Meira, e do Delegado Geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Souza Blazeck.

Os organizadores do Movimento Passe Livre combinaram que o percurso da passeata será informado para a Polícia Militar momentos antes da saída. De acordo com Grella, a PM precisa conhecer o trajeto que será percorrido, para que possa bloquear as ruas e impedir que haja problemas para quem não participa da manifestação.

Uma das questões combinadas é a presença de oficiais da Polícia Militar no protesto. Um grupo acompanhará os organizadores do movimento para saber as vias que serão utilizadas e informará a outros policiais, que poderão bloquear as ruas necessárias para que o protesto possa ocorrer de forma pacífica.

Ainda segundo o secretário, o próprio Movimento Passe Livre não compactua com ações criminosas nos protestos. Se houver casos de violência, a polícia irá deter os envolvidos, garantindo a continuidade da manifestação pacífica.

Outro assunto abordado foi o mito de um possível cadastro da imprensa para permitir a cobertura do protesto. Grella negou que a SSP relaciona os jornalistas envolvidos ou distribui coletes para identificação. A Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematrográficos do Estado de São Paulo informou que pretende adotar um colete para que os associados possam se identificar de forma clara.

Artigos relacionados