PROERD comemora 20 anos

Maior programa de prevenção e combate às drogas e à violência do país, o PROERD já capacitou mais de 15 milhões de crianças, 7 milhões só no estado de São Paulo, desde sua criação em 1992. Implantado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, o programa chegou ao Rio de Janeiro em 1992, e em São Paulo no ano seguinte, se espalhando por todo o território nacional.

O PROERD é um programa essencialmente preventivo, com ações de prevenção ao uso de drogas e à contenção de todas as formas de violência.

Através de lições, ensinam crianças, de forma simples, descontraída e lúdica, técnicas voltadas para a resistência às drogas. O projeto é voltado para estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Pais/Responsáveis. Além da problemática drogas e violência, o PROERD aborda também a segurança pessoal, como cuidados em casa, em vias pública e noções de trânsito.

“Em 20 anos de atuação, o PROERD já envolveu cerca de 2500 policiais militares, que atuam no programa como voluntários”, afirma o Diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, Coronel PM Glauco Silva de Carvalho. Ele explica que o policial que deseja participar do PROERD passa por um treinamento de 15 dias e aprende a atuar como Instrutor. Somente aqueles que têm mais jeito com crianças e não fumam são selecionados. “A criança se convence pelo exemplo”, explica. Os Cabos e Soldados felicita os PMs pelo excelente trabalho em prol de nossas crianças. Parabéns!!

Cabo Wilson

Artigos relacionados