Comitê Lei de Ingresso defende aumento de idade máxima para entrar na PM. Cabo Wilson apoia a mudança

Instituída em 2016, a Lei de Ingresso da Polícia Militar (PM) regulamentou a idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos para o cidadão integrar a Corporação.

Mas esta realidade pode ser alterada se for aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 52/2019, da deputada Letícia Aguiar (PSL), apresentado na Assembleia Legislativa em junho/2019, que prevê aumento da idade máxima para ingresso na PM de 30 para 35 anos para Praças e Alunos-Oficiais e de 35 para 40 anos para Oficiais músicos e quadro da saúde.

O assunto foi discutido pelo Comitê Lei de Ingresso na noite de 19/09/2019, na sede da empresa Curso Palestra Gratuita, do Sargento Ronaldo Ligieri, responsável pela organização do evento.

Leia também:
> ACS oferece atendimento clínico geral e de saúde mental gratuitamente
> CONVITE – Reivindicação em favor da paridade e integralidade na Praça da Sé, em 27/09

A mudança foi vista como positiva por todos os convidados, que debateram o assunto, que concordaram com a justificativa apresentada pela autora do projeto de que um dos requisitos de avaliação dos candidatos é passar por um teste de aptidão física e, por isso, a idade não deve ser um impedimento. Outra justificativa apresentada pela deputada foi o aumento da expectativa de vida do brasileiro para 76 anos, segundo o IBGE.

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), Cabo Wilson Morais, também é favorável ao aumento da idade máxima para ingresso na Polícia Militar e alega que, desta forma, mais pessoas terão oportunidade de seguir a carreira.

Segundo dados do último concurso para Soldado PM, 105 mil inscritos disputaram 2700 vagas.

Assista o debate na íntegra.

Cabo Wilson entre os deputados estaduais Letícia Aguiar, Major Mecca e Tenente Coimbra

Artigos relacionados