ACS na formatura de 281 novos Soldados

No dia 23 de novembro, a Polícia Militar ganhou o reforço de mais 281 novos soldados de 2ª classe que atuarão na Operação Verão 2017/2018, no litoral do Estado. Após o término da operação, os policiais militares serão distribuídos para reforçar o patrulhamento em outros locais.

A formatura destes novos policiais aconteceu na Escola Superior de Soldados (ESSd), na zona norte da Capital, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho; do comandante geral da PM, coronel Nivaldo César Restivo; autoridades civis e militares; familiares e amigos dos formandos.

O secretário desejou aos formandos uma carreira brilhante e exaltou a PM paulista. “O povo de São Paulo sabe que tem a melhor força policial dos país, e eu poderia falar também a melhor das Américas“, afirmou.

O comandante geral também parabenizou a todos e falou sobre os riscos e as glórias da profissão. “Terminou agora a parte mais fácil da carreira. Agora inicia a fase onde terão que praticar seus conhecimentos. (…) A carreira oferece riscos, mas também oferece momentos únicos, como salvar pessoas e fazer um parto, por exemplo. Trabalhem sempre com a técnica e a legalidade para manter o patamar de excelência de nossa instituição que a sociedade paulista merece”, pediu Cel Nivaldo.

Em seu discurso, o comandante geral da PM também agradeceu o apoio dos que colaboraram para a realização do evento, inclusive da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), cumprimentando o presidente da entidade, Cabo Wilson Morais, pela brilhante administração. Cel Nivaldo também recomendou a todos os formandos que conheçam a ACS, pela importância da entidade que representa a maior parte da Corporação, que são os Cabos e os Soldados.

Em sua fala, o comandante da Escola Superior de Soldados (ESSd), Cel Humberto Gouvêa Figueiredo, fez um discurso comovente aos formandos. Leia abaixo o discurso completo.

NOTA ESPECIAL PARA BOLETIM INTERNO DO COMANDANTE DA ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS ALUSIVA À FORMATURA DOS NOVOS 281 SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

23 de novembro! Finalmente chegou o tão aguardado dia!
Depois de 12 meses ininterruptos, sem férias escolares, em período integral, com frequência de 100% nas mais de 2.000 horas de estudo… Senhoras e Senhores, apresento-vos os novos soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo!
Amados Soldados, vós sois o sal da terra e a luz do mundo Mateus. cap. 5, parte dos versos 13 a 15. – como dizem as escrituras… e há um preço muito caro a ser pago para que assim seja!
Para que a luz ilumine, ela tem de ser colocada no alto de modo a que todos a vejam.
Assim é o trabalho do policial militar, ao qual cada um vocês se dedicarão pelos próximos 30 anos de suas vidas.
Digo-lhes com a tranquilidade de quem está na Instituição há quase 33 anos: não há profissão no mundo mais fiscalizada, acompanhada, monitorada, do que a que nós escolhemos.
O que mais existe no mundo são os chamados “Especialistas em Segurança Pública”: todos opinam, todos defendem ideias, ainda que não tenham nenhum conhecimento de causa, que não imaginam qual de fato seja a nossa missão, os nossos valores e princípios.
Atuamos fardados, identificados, somos fotografados e permanentemente filmados por pessoas e profissionais da imprensa que quase sempre expõem nossos infortúnios com recortes próprios, multiplicando um só ato infeliz diversas vezes nos veículos de comunicação e nas redes sociais, o que, não poucas vezes faz com que a opinião pública faça juízo de valor equivocado a respeito do que somos e do que representamos.
Somos muitos e não somos alguns! Jamais se esqueçam desta verdade, que insistem em apresentar de forma inversa.
Queridos Soldados, seus conhecimentos foram construídos, com suor e lágrimas, por intermédio de longas jornadas e atividades diuturnas, inclusive aos finais de semana e feriados, as quais proporcionaram uma visão da dura e futura rotina de trabalho, além de tensões que enfrentarão, já que abraçaram uma profissão ímpar, cujo esforço e dedicação é superior a quaisquer outras.
Acreditem em vocês! Cada um de vocês está preparado e possui as competências para o desempenho da mais árdua e gratificante tarefa atribuída a um ser humano: proteger as pessoas, combater o crime, aplicar a lei e manter a ordem pública, no extremo até com o sacrifício da própria vida.
Soldados, honrem a instituição policial-militar!
Amem a Polícia Militar com todo amor que puderem a Ela dedicar: afianço-lhes, por experiência própria, que todo amor a Ela dedicado a cada um de vocês voltará em dobro, na forma de reconhecimento, de satisfação e de sentimento do dever cumprido.
Honrem seus pais, familiares, amigos e o país a que pertencem!
Honrem ainda, de modo muito especial, os seus irmãos cujo destino impediu que estivesse ao seu lado, hoje aqui, neste sagrado pátio, formando-se também Soldados da Polícia Militar. Tenham para sempre no seu coração, os Soldados PM Edvaldo Pedro dos Santos e Willian Barboza Ribas, que Deus preferiu levar para junto de si para que eles pudessem assistir lá do céu, ao seu lado, este dia tão importante.
Daqui a poucos minutos, vocês prestarão juntos o compromisso de servir e proteger a população de São Paulo, se preciso, até com o sacrifício da própria vida. É algo que jamais esperamos, mas é uma para a qual devem estar preparados.
Não se trata, portanto, de um mero procedimento formal, mas sim como um dos atos mais importantes praticado, com exclusividade, pelos militares.
Não há nenhuma outra profissão no mundo, além dos militares, que jura doar a sua vida pela do seu semelhante!
Lembrem-se ainda de suas famílias! Ela será fundamental para cada um de vocês: o coração da família de um policial militar só fica em paz quando o seu ente querido encontra-se no abrigo do lar, retornando depois de uma jornada de trabalho. Alivie a dor desses corações sendo um profissional exemplar, dedicado, presente.
Jamais troque as horas ao lado da sua família por qualquer outra atividade: os dias passam rápido demais e, se quiserem ouvir o conselho deste velho coronel, sejam sempre presentes junto aos seus, pois, em contrário, haverá um tempo em que se arrependerão pelas ausências do lar.
Na qualidade de Comandante da Escola Superior de Soldados agradeço aos pais, aos familiares de nossos formandos, a todos presentes e a todos aqueles que, de maneira direta ou indireta, ofereceram o indispensável apoio aos nossos estimados soldados durante o árduo período de estudo.
Não esmoreçam perante os desafios que virão: encarem-nos e vençam!
Nunca se esqueçam que a sua escolha foi a de servir, e não a de ser servidos.
Jamais cobicem aquilo que não vos pertença.
Não invejem aqueles pecadores de sorrisos de porcelana, que enriquecem com o suor dos mais humildes, que transgridem e são protegidos por leis imperfeitas.
Sejam fortes, homens e mulheres destemidos, valorosos, servidores que não esmorecem perante o perigo, tratem ao próximo como desejariam ser tratados.
Sejam cautelosos no andar, no falar, no proceder.
Enfim, irmãos de farda, meus valorosos Soldados, saibam que tudo que fizerem durante sua vida profissional, ou seja, como policiais militares, deixará ecos pela eternidade, e não atingirá somente a vocês, mas também à Polícia Militar do Estado de São Paulo, a sua família e todos os que estão ao seu lado.
Por essa razão, sejam plenamente conscientes em cada ação que executarem, e jamais se esqueçam dos ensinamentos, que nesta amada Escola receberam.
Isso os manterá no caminho do bem e da justiça e, assim também, tornará cada um dos senhores e senhoras, pessoas melhores, como a humanidade precisa tanto.
Por fim, peço a Deus que os ilumine, abençoando grandemente essa nova caminhada, hoje e sempre!
Parabéns!
Sejam felizes!
Deus esteja consigo sempre, a cada respirar…

Quartel em São Paulo, 23 de novembro de 2017.

HUMBERTO GOUVÊA FIGUEIREDO
Cel PM – Comandante

A ACS parabeniza os novos policiais militares e deseja êxito em suas novas missões!

Comandante geral. Cel Nivaldo
Secretário da Segurança, Mágino Alves Barbosa
Comandante da ESSd, Cel Humberto Gouvêa
Cabo Wilson e o sr. Esquerda (encarregado do Setor de Pensionistas da ACS) prestam condolências à família do Sd Ribas (morto no início de novembro), que se formaria na data
Cabo Wilson cumprimenta o comandante da ESSd, Cel Gouvêa, em seu gabinete
Cabo Wilson saúda o Cel Nivaldo (Cmt geral), Dr. Mágino (secretário da Segurança) e Sérgio Sobrane (secretário-adjunto da Segurança)
Cabo Wilson com o deputado Cel Telhada
Secretário em revista à tropa
Sd Ramos Silva, 1º colocado do curso, recebe os cumprimentos do Cabo Wilson

Artigos relacionados