Presidente da Regional de Santos solicita gratuidade no transporte público aos PMs em trajes civis

Sérgio Santana (presidente da Regional de Santos da ACS) e seu assessor Soares em reunião na sede da EMTU com Rogério Plácido (gerente Regional da EMTU) para solicitar gratuidade no transporte público aos policiais em trajes civis

No dia 09/02/2017, o presidente da Regional de Santos da ACS, Sérgio Santana – também vereador pela cidade – esteve com a sua diretoria na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), na cidade de Praia Grande, para solicitar a gratuidade no transporte público aos policiais militares que utilizam o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, mesmo em trajes civis.

Segundo Sérgio Santana, apesar da existência da Lei Estadual nº 10.380, de 24 de setembro de 1999, que dispõe sobre o transporte gratuito aos policiais fardados, existe a necessidade da concessão do direito de viajarem com trajes civis. Atualmente, os integrantes da Polícia Militar preferem utilizar o transporte público em trajes civis, deixando para vestir a farda no local de trabalho, a fim de preservarem suas integridades físicas, visto que fardados são alvos de represálias cometidas por criminosos. Por sua vez, não podemos perder de vista que os policiais, mesmo não estando de serviço, têm o dever permanente de atuar no combate a qualquer infração penal.

De forma atenciosa, o gerente Regional da EMTU, Rogério Plácido das Neves, se comprometeu em encaminhar a solicitação à Diretoria Administrativa da empresa.

Lembrando que, em 2007, a diretoria da Regional de Santos da ACS agendou uma reunião com o então prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, para solicitar gratuidade aos policiais militares que desejassem utilizar o transporte público em trajes civis, medida esta para beneficiar a segurança dos integrantes da Corporação e usuários do transporte público.  Na ocasião, o prefeito Papa entregou os cartões com chip aos integrantes do Corpo de Bombeiros e policiamento na sede da Regional e estendeu o benefício à Polícia Civil e à Guarda Municipal.

Reunião na Prefeitura de Santos com o prefeito João Papa e entrega dos cartões na Sede da Regional de Santos da ACS, em 2007
Veículo Leve sobre Trilhos – VLT (Foto: Vagner Campos/A2 FOTOGRAFIA)

 

Artigos relacionados