Diretor financeiro da ACS é homenageado na solenidade de aniversário do 1º Batalhão de Policiamento de Choque ROTA

Na manhã da última sexta-feira, 30 de novembro de 2018, em solenidade comemorativa aos 127º de aniversário do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) “Tobias Aguiar”, em sua sede, no bairro da Luz, no centro de São Paulo, o Diretor Financeiro da Associação de dos Cabos e Soldados da Policia Militar do Estado de São Paulo, Cabo PM Edmilson Aparecido da Silva, também representando a instituição, foi agraciado pelo Comandante Tenente Coronel PM Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, com o título de “Amigo da ROTA”, em reconhecimento aos seus méritos e aos relevantes serviços prestados à ROTA – Rondas Ostensivas Tobias Aguiar.
 
Também presentes a solenidade o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Marcelo Vieira Salles enalteceu a tropa pelos serviços prestados à população de São Paulo. “É uma honra poder estar aqui no pátio sagrado Tobias de Aguiar. Ostentar uma boina negra e esse braçal é para poucos, devido ao compromisso, missões difíceis e pela vocação de cada pessoa que compõe a Rota”.
 
O Secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, destacou a importância do trabalho desempenhado pelos policiais. “É uma cerimônia muito importante para mim. Ao longo dos últimos quatro anos, estive aqui para reverenciar esses heróis da nossa Polícia Militar, que arriscam diuturnamente suas vidas em prol da polução trabalhadora e honesta de São Paulo”.
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes também compareceu à cerimônia, e ressaltou ser uma imensa honra retornar ao batalhão. “Esse evento demonstra que a sociedade brasileira confia na competência, seriedade e no profissionalismo da Policia Militar. E é possível ver competência, dedicação e grande exemplo de servir o paulistano. A Rota faz isso. Todos estão de parabéns”.
 
Em 1851 o batalhão, com antigo nome de “Batalhão de Caçadores”, foi batizado com o nome de Tobias de Aguiar, ficando então “Batalhão de Caçadores Tobias de Aguiar”. O presidente da província Rafael Tobias de Aguiar, antigo nome dado ao então governador, ficou conhecido como o Patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 
 
A unidade é subordinada ao Comando de Policiamento de Choque e possui quatro companhias, criadas em 15 de outubro de 1970 sob o nome de “Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar” – ROTA. A tropa atua na Capital e na Grande São Paulo, além de outras cidades de São Paulo, quando necessário.
 
Atualmente, é o maior batalhão de Polícia Militar do Brasil, possuindo cerca de 900 homens e 150 viaturas.
 
O comandante do 1º BPChq, Tenente Coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, destacou a produtividade da unidade. “Me orgulho em dizer que o Batalhão de Choque tem recorde em produtividade. Somente neste ano, foram mais 9 toneladas de drogas apreendidas e 320 armas ilegais retiradas das ruas”.
 
De janeiro a outubro deste ano, o 1º Batalhão de Choque também abordou 111.704 pessoas e vistoriou 22.768 veículos. No mesmo período, foram realizados, ao todo, 1.250 flagrantes no Estado.
Ten Cel PM Mello Araújo e Cabo PM Da Silva durante a solenidade
O Subcomandante da PMESP, Cel Fernando Alencar Medeiros, cumprimenta Da Silva pela homenagem recebida
Cabo PM Da Silva exibe homenagem recebida
Alexandre de Moraes ao lado do Cabo PM Da Silva
O comandante do CPChq, Cel Gasparian (à esquerda de Da Silva), é mais uma autoridade que prestigiou o evento
Capitão PM Vergilio também prestigia os homenageados do dia

Artigos relacionados