ACS prestigia reinauguração do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) do 16º BPM/I

Capitã Cristina, Cabo Maria Cecília (psicóloga), Major Dutra (sub cmt do 16° BPM/I), representante da ACS Claudinei Penachioni e 1° Sgt Moreira (psicólogo)

Na manhã do dia 20 de junho, o representante do Núcleo de Fernandópolis da ACS, Claudinei Penachioni, esteve presente na reinauguração do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) do 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior (16º BPM/I), localizada na sede do Batalhão ao lado da Unidade Integrada de Saúde (UIS), porém conta com instalações independentes.

Os NAPS foram criados, conforme regulamentação formal, a partir do ano de 2010. Os psicólogos atuantes em cada Núcleo são voluntários, porém devem preencher os requisitos do Sistema de Saúde Mental (Sismen) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O NAPS do 16° BPM/I teve o início de suas atividades no ano de 2011, funcionando no interior da Unidade Integrada de Saúde (UIS). Atualmente, passou a funcionar em local independente buscando garantir maior conforto e acolhimento aos policiais militares ativos e inativos da área do Batalhão, do Policiamento Rodoviário, Corpo de Bombeiros e Policiamento Ambiental de toda região abrangida por Fernandópolis.

Além de outros programas, os psicólogos do NAPS prestam apoio em incidentes críticos, aos familiares, casos em que prioritariamente os policiais militares da ativa venham a perder a vida de forma inesperada e traumática, no desempenho da função ou em razão dela. O novo espaço conta com duas salas de atendimento e uma sala de espera e contará com dois psicólogos, que estarão em atendimento diário no local, buscando a melhoria do bem-estar do policial militar.

A ACS parabeniza o trabalho do NAPS!

Artigos relacionados